sábado, dezembro 23, 2006

A Arte de Repensar

Ainda hoje eu estava pensando em como passamos por momentos da nossa vida em que tomamos decisões e desenvolvemos reações baseadas no nosso instável e perigoso primeiro sentimento sobre as coisas. Desde de uma repentina raiva quando alguém falha até decisões mais sérias como aceitar um emprego novo ou decidir algo que diz respeito à vida de outrem. Não há como negar, a vida está repleta desses momentos. O tempo todo, precisamos “reagir”, “decidir”, “optar”, “responder”. Nada espera muito, e normalmente o que se usa nesse pouco tempo é o primeiro sentimento.


A grande maioria dos equívocos da nossa vida acontecem no primeiro sentimento. Os pecados a que cedemos, normalmente nos vencem por não pararmos para repensar quem Deus é, e o que Ele significa para nós. Quando magoamos alguém ou nos iramos, o fazemos muitas vezes por não repensarmos o quanto aquela pessoa já melhorou e o quanto ela nos é importante, mesmo sendo falha. A maior parte das nossas brigas ocorrem em momentos que pensamos pouco e somos muito mais dominados pela instabilidade da nossa personalidade. Quando somos confrontados por alguém que nos ama e se preocupa com nosso crescimento, normalmente temos uma reação inicial não tão amigável. Porém, se repensássemos o que ouvimos, provavelmente daríamos razão ao confronto e iniciaríamos o processo de mudança.

A bibia nos ensina em Tiago 1.19: “Portanto, meus amados irmãos, todo o homem (e toda mulher) seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar”. Assim, podemos perceber que a nossa “rapidez” pra algumas coisas é extremamente prejudicial às nossas vidas, e que a nossa “lentidão” para decidir, dar respostas, e para acender o pavio da nossa ira é extremamente útil em momentos de adversidades.

Acredito que o grande segredo está na arte de repensar, na disposição de se reprocessar aquilo que entra em nossos ouvidos, mentes e corações; e assim dar respostas mais suaves e eficazes aos obstáculos que a vida nos traz. Recentemente li algo muito interessante que dizia que as pessoas erram muito mais por se precipitarem do que por esperarem. Eu quero ter calma, eu quero esperar, eu quero dar novas chances a mim e as pessoas que me cercam. Enfim, eu quero aprender a repensar.

9 Comments:

At 7:30 PM, Anonymous Anônimo said...

è muito profundo o que você escreveu e verdadeiro,eu também quero pensar mais,esperar mais e ser melhor.
Gostei m uito do texto ,so não gostei da foto.
Delcidia

 
At 12:37 AM, Anonymous Anônimo said...

Olá, boa noite!
Nem me lembro ao certo como cheguei aqui no seu blog, mas certamente Deus tem algo preparado a todos nós, não é mesmo?!
Gostei muito do pouco que li aqui, ainda quero conhecer melhor o seu cantinho!
Peço à Deus que continue te sustentando e te dando sabedoria para lidar com as palavras e transmiti-la aos homens, ajudando-os a refletirem, a se encontrarem e se colocarem no seu devido lugar..onde Deus planejou para cada um
...assim como diz o texto: "aprendendo a repensar".
Parabéns!

*Livia Diniz

 
At 1:26 PM, Blogger [ W ] A L Y N said...

hehehe litaralmente esse "anônimo" aí em cima,que não é um bom anônimo como eu.. claro.. (quem ler entenda), não tem capacidade alguma para refletir sobre um texto. Foi um exemplo rápido para todos nós que passamos aqui e deixamos um recado do que é o NÃO parar para repensar. Bom toninho, vocÊ sabe que eu sou fã dos seus textos... dos seus ensinamentos e um grande amigo aqui em Londrina! realmente repensar é um sinal de maturidade natural, e o repensar por amor a Jesus e a sua palavra consciencia cristã. Que todos nós possamos alcançar essa maturidade e adquirir essa consciência!
UM FORTE ABRAÇO BROTHA....

_-ValliM-_

 
At 1:49 PM, Anonymous Anônimo said...

Como diz o Pr Renato: "É verdade, boa palavra". Muito bom seu texto.
Eu também quero aprender a repensar... e como preciso,kkkk.

Bjs,

Espero q o próximo texto não demore muito. rsrsrsrsrs

Rubi

 
At 5:45 PM, Blogger Dany Vida Nova said...

Toninhooooooooooo, massa demais esse texto. E o visual então, nem se fala. Acho que vou marcar numa lan house contigo pra tu mim ajudar a mexer no meu ...huahuahuahuahua...Deus te abençoe e que vc continui essa cara tão "jóia", igualzinho ao cara de camisa azul la do meu blog. Ele é jóia mesmo...hehehe
Bjaum!!!!

 
At 5:48 PM, Blogger Dany Vida Nova said...

Toninhoooooo, massa esse texto e o visual então, nem se fala. Acho que vou marcar pra ir numa lan house com vc pra tu mim ajudar a mexer no meu...huahuhauhuha.
Que Deus continui te abençoando viu, e que vc seja igualzinho ao cara de camisa azul de lá do meu blog..hehehe..ele é jóia mesmo!!!
Um abração.
Dany.

 
At 10:42 PM, Blogger Thiago Pires said...

Olá Toni,

primeiro lugar tou com saudade de você, de nossas conversas, de meus desabafos para um ouvido tão atencioso como o seu... Te desejo sucesso nesse desafio que Deus reservou para ti, gostaria de presenciar sua consagração lá na CEVN, mas, enfim, estarei orando por esta nova etapa de tua vida.
Seu texto sobre "o repensar", me relembrou um ensinamento q Deus tem me dado aqui em Portugal, quanto à questão da prudência e da responsabilidade que temos pelos actos praticados por nós, pois de facto, muitos dos desabores q experimentamos da vida provém desse no agir, muitas vezes sem refletir sobre aquilo.
Assim, seu texto me relembrou algumas dessas indagações q fiz quando estava em Lisboa, q me trouxeram consequências nada agradáveis, é verdade... Mas tb me confrontou em relação a algumas acções q pratiquei por aqui (como alguns compromissos q marquei e abusos à tolerância e paciência ...), q poderia ter evitado se acaso tivesse pensado: "Será q estou amando o meu próximo, se tivesse tomado esta decisão?", aí vejo q o grande incoveniente para a precipitação, são nossas vontades e prazeres menores q muitas vezes damos mais valor do que a Cristo.
Um abraço meu nego,
Fique na benção de Jesus

Thiago

 
At 10:43 PM, Blogger Thiago Pires said...

Olá Toni,

Em primeiro lugar tou com saudade de você, de nossas conversas, de meus desabafos para um ouvido tão atencioso como o seu. Te desejo sucesso nesse desafio que Deus reservou para ti, gostaria de presenciar sua consagração lá na CEVN, mas, enfim, estarei orando por esta nova etapa de tua vida.
Seu texto sobre "o repensar", me relembrou um ensinamento q Deus tem me dado aqui em Portugal, quanto à questão da prudência e da responsabilidade que temos pelos actos praticados por nós, pois de facto, muitos dos desabores q experimentamos da vida provém desse no agir, muitas vezes sem refletir sobre aquilo.
Assim, seu texto me relembrou algumas dessas indagações q fiz quando estava em Lisboa, q me trouxeram consequências nada agradáveis, é verdade... Mas tb me confrontou em relação a algumas acções q pratiquei por aqui (como alguns compromissos q marquei e abusos à tolerância e paciência ...), q poderia ter evitado se acaso tivesse pensado: "Será q estou amando o meu próximo, se tivesse tomado esta decisão?", aí vejo q o grande incoveniente para a precipitação, são nossas vontades e prazeres menores q muitas vezes damos mais valor do que a Cristo.

Um abraço,
Fique na benção de Jesus

Thiago

 
At 12:34 PM, Blogger Unknown said...

parabéns pelo texto! daqui de SAMPA torcendo por mais "cabeças pensantes" nesse nosso Brasil evangélico!!

fica na graça do Pai! que Ele (e Suas palavras) sejam sempre a sua inspiração!

abraço.

 

Postar um comentário

<< Home