sábado, maio 14, 2005

Arrancando as capas no tameion

Muito tenho pensado nos últimos dias sobre o lugar da oração na minha vida; bem como, na maneira que devo lidar com conflitos entre a forma e a essência que ela tem tomado no meu cotidiano. Seria ingenuidade dizer que ela não toma forma, toma sim! E essa forma quem vai determinar é o meu jeito de ser, associado àquilo que aprendi na igreja ou grupo que freqüento. O problema (e digo isso com bastante medo, já que se você desconhecia essa crise, passará a compartilhá-la comigo) é que muitas vezes acabo descobrindo que a forma como oro não tem a ver com quem sou e sim com quem o meu ambiente eclesiástico diz que devo ser. Daí, minha vida de oração deixa de ser uma maravilhosa e intensa descoberta da pessoa de Deus para se tornar uma superficial e infrutífera reprodução de um estereótipo que não me aproxima em nada do caráter do meu Senhor.

Tameion, é a palavra grega usada por Jesus para se referir a quarto no texto de Mateus 6:6 . Segundo Carlos Queiroz, “tameion é o lugar de acesso somente dos mais íntimos. Lugar em que ficamos despidos e não sentimos necessidade de nenhuma capa”. Capa?, Essa é uma palavra muito conhecida dos nossos corações. Nos acompanha nas mais diversas situações. Temos uma para cada uma delas. Inclusive para a oração.

Talvez a capa da oração seja uma das mais belas que possuímos. Mesmo assim, é a mais inútil, já que tenta ludibriar aquele que tudo sabe. Convém que a tiremos, para que possamos nos mostrar como somos para um Deus que é autêntico e verdadeiro, e que deseja nos moldar diariamente à sua imagem e semelhança.

Quando entrarmos no nosso “Tameion”, arranquemos as nossas máscaras e capas, para nos encontrarmos com o nosso amado Mestre e nos deliciarmos com a sua desafiadora e gentil presença.

Quando isso começa a acontecer, o próprio Espírito trata de arrancar de nós as outras capas (aquelas que usamos com as pessoas) e entramos assim na dinâmica da autenticidade com Deus e com o(a) outro(a). Espero sinceramente, que crescemos nessa misteriosa arte que é a oração.


Solamissio

9 Comments:

At 3:00 PM, Blogger Kézia Lidório said...

oi miguinho...
que benção este seu blog, que Deus o abençoe grandemente...
e falando da mensagem, realmente é muito importante esse despojo, essa intimidade...
beijos grandes, de sua miguinha que te adora, kk

 
At 1:33 PM, Anonymous Anônimo said...

Graça e paz maninho! Os textos estão ótimos, que nos levam a refletir a " intimidade" com Deus que temos vivido.
A simplicidade é uma das marcas de Jesus, que é evidente na tua vida. Que o Senhor te abençoe a cada dia te usando para o LOUVOR DELE. Amo tu!

 
At 4:34 PM, Blogger Maria Estrela do Natal said...

Para quem acredita.
Para agnóstico não existe oração. Podemos chamar-lhe meditação, colocar o telescópio numa noite escura etc.
Mas acho que o teu blog deveria ter fotos assim fica soturno. A TERRA é algo de maravilhoso e esta nave tem coisas fantásticas
Experimenta ver em:

http://namorandoasestrelas.blogspot.com/

http://fotolog.terra.com.br/namorodestrelas_nati

http://www.flogao.com.br/inscience

http://www.freefotolog.net/Inscience

http://namorandoestrelas-mnb.zip.net/
Pois claro que sou um caso perdido e comigo estás perdendo teu tempo. Como deves ter topado.

Tudo de bom

 
At 11:14 AM, Blogger Toni Melo said...

Não acredito que vc seja um caso perdido. Pois um dia também estava perdido e Aquele que me encontrou naum apenas me fez conheçê-lo mas também me fez enxergar quem eu era. Ou seja, encontrando-o encontrei-me também. Beijaum

 
At 11:43 AM, Anonymous Anônimo said...

Ahe, Tony, ahei seu blog muito punk,cara vc é de Deus e suas contribuções literárias certamente continuarão a abençoar muitas vidas, certa vez ouvi uma música baseada no filme "sociedade dos poetas mortos", que dizia: "Quando orardes não sejais como os artistas q/ falam palavras q não são suas, que usam mascaras decoradas" que bom q vc entendeu isso. Seu brother Henrique Camargo.

 
At 2:44 PM, Anonymous Anônimo said...

Tony,
Mais uma vez na tentativa de relatar o qto fui edificada atraves dessa palavra.
Que DEUS possa revesti-lo qto as ciladas, tornado pratica de vida tudo que tem passado para nossa comunidade.
Benção PURA

 
At 2:44 PM, Anonymous Anônimo said...

Não sou anonima não, foi a maneira q encontrei para enviar
TELMA

 
At 9:30 PM, Anonymous Anônimo said...

Toni,

Realmente, acho que arrancar as capas, as nossas máscara, é um dos maiores desafios da vida cristã. Porque é muito doloroso e frustrante saber que o que nossa alma constrói longe de Jesus é puro engodo; despidos dessas "armaduras" mostramos o que temos de mais feio e que nós mesmos não suportamos; expomos nossas fragilidades; arrancar as capas é matar a velha natureza; é se humilhar; é reconhecer que precisamos diminuir para que Ele cresça...
Cada vez mais percebo que isso é possível mesmo na oração.

Suas palavras emanam a Graça!!!
Que Deus continue te inspirando, sem as capas...

Hayana Ramos

 
At 10:53 PM, Blogger Unknown said...

A paz do senhor Jesus Cristo. Esse texto é muito polêmico, pois, muitos irmãos usam de pretexto para não subirem aos montes. Mas é assim mesmo, só vaem ao Monte quem tem propósito!, não que os nossos irmãos que não vão, não tem; É que cada um vai onde se sente melhor . Quem vai, não diga a outros que vá, assim da mesma forma, aos que não vai, dizer não vá. Cada um esteje convicto daquilo que crê.

 

Postar um comentário

<< Home