segunda-feira, maio 23, 2005

Culto na Vida e Vida no Culto

Muito se tem discutido acerca do culto e de suas prioridades e propósitos. Porém, se tem chegado a poucas conclusões que satisfaçam aos variados grupos litúrgicos de uma forma mais integral. Ou seja, o que é bom para um não o é para o outro.
Há muitos embates sobre a posição da pregação no culto e também sobre o lugar da música na celebração, bem como sua importância temporal.
Todos esses temas são interessantes e dignos de uma saudável discussão, para que se cheguem a denominadores comuns. Assim, o Deus do culto poderá se sentir à vontade no meio daqueles que refletem sobre o culto.
No entanto, não é sobre tais temas que me proponho a escrever nesse breve artigo. O que pretendo é uma reflexão acerca da natureza do culto; sua essência e seu ápice.
Culto é a vida. É a vida vivida em Cristo, com Cristo, por Cristo, e para a glória Dele.
Em sua integralidade, o culto deve ser vivido também em sua coletividade. O culto é coletivo. Não porque pode ser praticado em reuniões (isso é parte dele); mas porque sua manifestação voluntária se dá nos relacionamentos interpessoais que se vinculam ao nosso relacionamento com Deus. O culto está no amor ao próximo que adora a Deus; no partir do pão que sacia a fome do faminto; no abraço que se dá na pessoa suja e mal cheirosa.
Se formos investigar o comportamento do nosso Mestre, descobriremos que a maioria dos seus atos era realizada em companhia de outros. Jesus amava compartilhar. Dividir, para Ele, era motivo de muita festa. Poderia viver tudo isso em uma prazerosa solidão. No entanto, preferia viver na presença de outros, embora nunca saísse da presença do Pai.
O verdadeiro culto é aquele que se compartilha. É rir junto; é cantar e adorar junto! É se deliciar com Palavra de Deus junto; é chorar com o outro; sentir uma dor comum; é amar a Jesus em companhia do outro.
Cultuar é receber Vida e também doá-la. Cultuar é ter as lágrimas enxutas pelo Espírito e enxugar as lágrimas daqueles que choram, em Espírito.
O culto pode ser vivido e praticado na solidão. Até porque, existem momentos em que o homem e a mulher precisam estar a sós com seu Senhor, para que possam amá-lo e ser tratados por ele de uma forma especial e individual. Porém, depois da cura; depois do tratamento; vem a festa e o compartilhar daquilo que se recebeu das mãos de Deus. E aí o culto entra no seu ápice, que seriam os vários cultos individuais unidos em um só culto, para celebrar a Vida. Então, o que faltava no meu culto poderei encontrar no culto do outro e assim ter a minha celebração cada vez mais completa.
Posso chegar a uma prematura conclusão dizendo que cultuar a Deus é fazer parte de Sua Vida; é fazer Deus sorrir. Não por causa de nossa aparente perfeição litúrgica e devocional, mas pelos nossos ansiosos anseios de agradá-lo.

6 Comments:

At 12:37 PM, Blogger L.A. ValliM said...

Acordou Cedo Toni!
Muito legal os seus textos!!!
serei presença garantida aqui nos meus horários de almoço!
fica na paz!
=)

 
At 6:58 PM, Anonymous Thatiane Pellissier said...

OI Tony...
ta precisando atualizar hein...hehehe

Vai no CBM??? Estaremos lá (Descoberta Editora e SIM BRASIL -missão)

Ah! Visita nosso fotolog
www.fotolog.terra.com.br/comunidadekerigma
tem fotos novas....
Fika c/ Deus
Thaty

 
At 8:50 AM, Blogger eddyprice32949885 said...

Make no mistake: Our mission at Tip Top Equities is to sift through the thousands of underperforming companies out there to find the golden needle in the haystack. A stock worthy of your investment. A stock with the potential for big returns. More often than not, the stocks we profile show a significant increase in stock price, sometimes in days, not months or years. We have come across what we feel is one of those rare deals that the public has not heard about yet. Read on to find out more.

Nano Superlattice Technology Inc. (OTCBB Symbol: NSLT) is a nanotechnology company engaged in the coating of tools and components with nano structured PVD coatings for high-tech industries.

Nano utilizes Arc Bond Sputtering and Superlattice technology to apply multi-layers of super-hard elemental coatings on an array of precision products to achieve a variety of physical properties. The application of the coating on industrial products is designed to change their physical properties, improving a product's durability, resistance, chemical and physical characteristics as well as performance. Nano's super-hard alloy coating materials were especially developed for printed circuit board drills in response to special market requirements

The cutting of circuit boards causes severe wear on the cutting edge of drills and routers. With the increased miniaturization of personal electronics devices the dimensions of holes and cut aways are currently less than 0.2 mm. Nano coats tools with an ultra thin coating (only a few nanometers in thickness) of nitrides which can have a hardness of up to half that of diamond. This has proven to increase tool life by almost ten times. Nano plans to continue research and development into these techniques due to the vast application range for this type of nanotechnology

We believe that Nano is a company on the move. With today�s steady move towards miniaturization we feel that Nano is a company with the right product at the right time. It is our opinion that an investment in Nano will produce great returns for our readers.

Online Stock trading, in the New York Stock Exchange, and Toronto Stock Exchange, or any other stock market requires many hours of stock research. Always consult a stock broker for stock prices of penny stocks, and always seek proper free stock advice, as well as read a stock chart. This is not encouragement to buy stock, but merely a possible hot stock pick. Get a live stock market quote, before making a stock investment or participating in the stock market game or buying or selling a stock option.

 
At 11:45 AM, Blogger shawnnelson0625 said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

 
At 11:52 AM, Anonymous Anônimo said...

Pois é... este texto diz o que teno orado. Uma vida de adoração e transparente a Deus. Não devocionais " engessados" mas uma estilo de vida sincero e sobretudo apaixonado por Deus. Amanda ( maninha)

 
At 11:36 AM, Blogger Wesley Porfírio said...

Esta questão da vida no culto é tão importante que eu não poderia ficar sem opinar. Em minha igreja, há quase um mês, o pregador da noite fez os seguintes comentários a respeito de outro assunto muito próximo ao culto: A Santa Ceia.

Segundo ele, "A Ceia do Pecado é o que a Eva fez: 'tendo comido repartiu'. Essa é a Ceia dos Demônios. A Ceia do Senhor é 'e tendo dado graças, repartir o pão e comeu'. A gente só pensa no nosso próprio ventre, em ganharmos para nós mesmos. A visão de Jesus é diferente da do mundo materialista: é dar graças, repartir e depois comer.

Jesus nos desafiou a agirmos de forma diferente. A santidade é a forma que a gente luta contra nós mesmos para salvar os outros. É por isso que há pessoas fracas e doentes no nosso meio, pois perderam a visão do partir o pão na Ceia do Senhor.

A igreja não é um lugar que tem que ensinar a como salvar a vida. A igreja é um lugar que tem que ensinar como perder a vida para salvar outras vidas. Portanto este tem que ser o verdadeiro sentido do culto nas igrejas: O PARTILHAR O PÃO!

Fonte: http://ipbmaranatha.com.br/blog/?p=892

 

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home