terça-feira, abril 04, 2006

Eu quero aprender a orar...

Já faz um tempo que tenho me perguntado e também a Deus, o que é oração? Não me refiro aqui a métodos e maneiras de se orar, e sim, ao real significado desse, que é um dos maiores mistérios da vida cristã.

Já li algumas coisas a respeito da oração, no entanto, poucas conseguiram sair do óbvio ou do velho enlatado método importado. Muitos textos discutiram as formas como se deve orar; outros defendem que quanto mais horas melhor etc. Mesmo assim, minha crise continuou, pois, mesmo enxergando várias maneiras e formas, continuava inconstante nesses métodos, e em dúvida quanto a verdadeira essência da oração.

Obviamente, o nosso maior exemplo é Jesus, que tinha uma surpreendente intimidade com o pai, e que ao mesmo tempo era possuidor de uma enorme simplicidade e autenticidade de vida. Nunca o vi muito preocupado se havia passado uma hora ou uma hora e trinta minutos no monte orando. Ele simplesmente se retirava e ia “estar” com o Pai. Isso era tudo! Não havia marketing e nem grandes misticismos em torno disso.

Hoje, estava lendo o prefácio do livro “Orar com Deus”, do James Houston, e me deparei com um simples, porém, consolador, conceito de oração, que enfim, me convenceu e me estimulou a ter uma nova postura na minha vida de oração. Ele diz que começou “a ver oração mais como uma amizade do que como uma disciplina rigorosa. A oração começou a tornar-se mais um relacionamento e menos uma realização”[1]. Essa afirmação do Houston vai de encontro com muito do que aprendi sobre oração. Aprendi que oração era uma disciplina e que devia ser “praticada” da mesma forma como se pratica um exercício! Que devia ser “praticada” com vontade ou sem vontade, além de muitas outras regrinhas como “muita oração, muito poder... pouca oração, pouco poder!”.

Não acho que devemos jogar tudo isso no lixo, mas também começo a crer que Deus tem caminhos mais excelentes e mais altos para nós. Creio que Ele deseja fazer da oração não um amuleto pra se conseguir poder e sim um instrumento que nos leve a um relacionamento mais íntimo com Ele. Orar é se relacionar com Deus, é, como Jesus, estar com o Pai, desfrutar de sua presença, ouvi-lo e também ser ouvido; se calar muitas vezes, e também outras, apenas chorar... e ter as lágrimas enxutas pelo espírito...

Eu quero aprender a orar...


[1] HOUSTON, James. Orar com Deus. Pp.7

19 Comments:

At 6:42 PM, Anonymous Anônimo said...

Oi Toninho! Eu também já me perguntei muito sobre o porque de nossas orações e como devemos fazé-lo... é uma coisa básica, mas essencial na vida de todo cristão e é importante que saibamos o real motivo da oração: relacionamento com Deus! Beijos

Deus continue te abençoando!

Rubi

 
At 9:33 AM, Blogger Dany Carvalho said...

Olá, Toninho.Poxa, esse texto mexeu muito com a realidade que tô vivendo. Deus tem me chamado à oração e as vezes me pergunto "Será que tô sabendo orar? - Será que minha oração esta sendo aceita pelo Pai?" - Se acreditarmos ter um relacionamento de amizade com Deus esses questionamentos com certeza desapareceram e nossas orações fluiram bem mais naturalmente.

Bjão querido!
Deus te abençoe.

 
At 12:39 AM, Anonymous Anônimo said...

Orar é se relacionar com o Pai...sem dúvida, encarar a oração como forma de se relacionar e desenvolver uma amizade com o Senhor traz uma sensação de leveza extraordinária...Eu tb quero aprender a orar e cada vez com mais intensidade e com o desejo de ser mais íntimo do Senhor...Abracao, Toninho

Joao Marcos

 
At 1:12 PM, Blogger Maurício Siqueira said...

Toni, está muito bom esse post, visto que nos leva a fazermos uma demorada avaliação da nossa vida de oração!! Fui!!

 
At 5:34 PM, Anonymous Anônimo said...

Toninho esse tema foi de Deus!Realmente o que precisamos é de relacionamento, pois sem isso não podemos ter um amigo, um mestre e um pai!Sabe muitas vezes minha fé é provada nas minhas orações, porque nem sempre sinto Deus ouvir minhas suplicas, mas ele está ouvindo(os seus ouvidos estão enclinados para ouvir nosso clamor, e há maior clamor em nossas almas do que por um amigo fiel que não nos decepcione, em que possamos confiar?! Acho que não, heim!).
Desabafemos e ouçamos os desabafos de nosso amigão, galera!

bjoks

Lorena Dourado Cardoso

 
At 3:22 PM, Blogger Vane Novaes said...

toni,
seu blog mais uma vez me abençoou!!de verdade,porque eu também já tentei assumir algumas dessas formas enlatadas da oração,mas foram tentativas frustradas!Então, cheguei a conclusão que oração é algo muuito pessoal para ser ensinado por alguém.É simplesmente se relacionar com o Deus verdadeiro.Sendo Ele verdadeiro,devemos ser verdadeiros e expontâneos para estabelecer um bom relacionamento com o Pai.Creio que essa é a base da oração!
um abração,Deus continue te revelando Seus segredos!!

 
At 1:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Toni,

Mais um texto que Deus te dá para expressar o que muitos de nós sentimos sobre a oração.
Quantas vezes já pensei em chegar até Ele e sentir que tinha que lhE entregar algo, mas não, na verdade, eu tinha apenas que ouvi-lO e receber o que Ele tinha a me dar. Daí a necessidade desse relacionamento íntimo do qual você fala.
Que o Senhor continue falando ao seu coração e te inquietando a escrever sobre temas tão importantes de serem discutidos.
Abraços,
Lívia

 
At 8:02 PM, Anonymous Anônimo said...

Ol, Toninho,

Continue sempre a publicar as mensagens que Deus tem lhe revelado.Temos aprendido muito com elas.

Um forte abraco,

Claudinei e Teresa (comunidade)

 
At 12:58 PM, Blogger louislane11285710 said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

 
At 10:47 AM, Blogger Wagner Martins said...

Toni meu irmão..que Jesus continue te abençoando!

A muito tempo tenho pensando nesta questão de oração..e tenho sido negligente também...tenho apenas soltado palavras e não orado..

precisamos sim aprender a orar...afinal a oração é o alimento da alma!

Aprendi muito com suas palavras...fica com Deus!

 
At 10:21 AM, Anonymous Weber Luvisa said...

legal, realmente precisamos de intimidade com Deus. assim como Jesus para quado foi a tumba de Lazaro, não fez cerimonial. simplismente: "Pai sei que tu me ouvo...." isso é lindo.. termos esta intimidade este relacionamento com Deus, espero aprender isso.!

um abraço!

 
At 6:06 AM, Anonymous Kata said...

A paz...
irmao voce tocou num ponto muito interessante, realmente nem todo o mundo sabe orar... nem mesmo eu...
espero e tenho muita vontade de aprender mais e mais de Deus.
Deus é Maravilhoso e todos nós somos seus filhos.
Kata

 
At 12:53 AM, Anonymous Iolanda Batista said...

puxa, que coisa linda! estou surpresa e encantada de ver um jovem tão maduro.Encontrei seu blog quando procurava por missão integral.Tudo que li falou-me profundamente.Deus te abençoe ricamente! iolanda

 
At 11:25 PM, Blogger cristiane said...

bom muito agradeci pode le e acreditar que deus e Fiel para falar com todos aqueles que ama eu só tenho ate agradecer por tudo que escreveu e que Deus te Ilumine sempre.Cristiane

 
At 4:52 PM, Blogger Carlson said...

Preciso urgentemente que façam uma oração forte para mim e minha família pois estou sendo ameaçado de não mais receber meu salário em
virtude de estar devendo os juros do cartão VISA. Tenho 56 anos e este é o único recurso que tenho p/
alimentar minha família com dignidade. Receboda Marinha R$850,00 e estou quase ficando doente por causa desta situação.
No amor de Cristo eu oro! Carlson.

 
At 12:13 PM, Blogger Lucas said...

Quando eu era criança, não ficava pensando em como conversar com meu pai. Simplesmente me dirigia a ele e conversava. Quando precisava de algo, pedia a ele. Às vezes ele me atendia, outra vezes não. Ele, como pai, sabe o que é melhor para mim, como filho.

Com o nosso Pai Criador não é diferente!

Aproximemo-nos do Nosso Pai e seja feita a vontade Dele em nossas vidas!!!

 
At 6:10 PM, Blogger Intelecto said...

Senhor, meu Deus e amigo, protege
minha família e abençoa financeiramente pois que estamos necessitados, tende piedade de nós, Senhor. Em nome de Jesus Cristo eu oro e agradeço por tudo o que o Senhor faz por nós !
Obrigado e Amém !
Carlson Ripoll Gomes.
O Amigo de Deus.
27/08/2010.

 
At 11:32 AM, Anonymous Anônimo said...

Gostei de ter chamado a minha atenção com relação a orar ser um relacionamento com Deus,vinde-a-mim da maneira como estás não é um chamado simples ele o nosso criador é simples para conosco mas nós devemos buscar um melhor relacionamento para que as nossas orações chegue aos ouvidos de Deus em nome de Jesus.Glórias a Deus,alelúia. paseletrico@hotmail.com

 
At 11:30 AM, Anonymous Anônimo said...

Oi meu querido e amado irmão Toni muitas vezes ja me peguei fazendo a mesma pegunta hoje eu aprendi que a oração é a forma mais pratica e intima de estar perto de Deus felicidades a paz do senhor.

 

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home