segunda-feira, janeiro 23, 2006

Eu quero ser cristão! “Evangélico” não!

Acho que o título desse texto já expressa bastante o que pretendo escrever aqui. Se você parar aqui tudo bem, não tem problema. O sentido é esse mesmo: não quero mais ser “evangélico” e sim cristão. Porque? Porque a cada dia tenho visto que a palavra “evangélico” não tem mais nada a ver com as boas novas de Jesus e seu Reino, e sim com um grupo religioso ávido por poder e crescimento, que se preocupa menos em ser do que em parecer ser; e se foca muito mais numa espiritualidade estética e superficial, baseada em trejeitos e estereótipos, do que no amor a Deus e ao outro(a).

Quero ser cristão, porque isso não é um rótulo e sim um perfil, uma característica, uma marca! A marca daqueles que foram comprados pelo sangue de Jesus e que agora, depois de limpos e salvos procuram viver da forma como seu mestre viveu na Terra. É a marca daqueles que servem a um Deus e não a um pseudoapóstolo ou qualquer outro “ícone” do mercado gospel.


Quero romper com a religiosidade que mata a ação do espírito e me torna um tirano da fé, ávido por uma falsa ortodoxia, que inutilmente tenta existir sem o amor. Isso me dá vergonha! Isso mesmo! Vergonha! Pois não se trata do evangelho de Cristo, e deve ser denunciado e combatido!


Quero voltar à bíblia e ao real significado da palavra de Deus para minha vida! Renunciar às interpretações tendenciosas e fundamentalistas que tentam forçar as pessoas a servirem ao Senhor através do medo e do terror! Isso é terrorismo evangélico e também, deve ser denunciado!


Quero ser apenas cristão... Alguém que luta contra o pecado, não por medo e sim por amor; amor àquele que numa cruz derramou muitas gotas de sangue por mim, e que me mostrou que Deus pagou um preço muito alto para se relacionar comigo e me fazer um pouco mais parecido com ele. Quero ser cristão... Alguém que tenta a cada dia amar mais a Deus e também aos que me cercam... e ponto. Nada mais que isso.

15 Comments:

At 11:52 AM, Anonymous Anônimo said...

Olá, Toni...

Lembrei-me de que colocaria um texto novo aqui e entrei hoje. Que Deus continue te abençoando para escrever sobre as verdades que muitos têm esquecido sobre a vida cristã.

Abraços,

Lívia

 
At 12:49 AM, Anonymous Anônimo said...

Muito Bom toninho!!
demorei mais li!!
é exatemente isso que eu quero ser...
vc espressou realmente o sentimento daqueles que buscam a Cristo com vontade... e anseia trafegar em seus caminhos!!!
Abraços Irmão!
DEUS ABENÇOE MUITO!
Tu ta fazendo falta..
Aquele Abraço!

 
At 2:58 PM, Anonymous Anônimo said...

Meu querido irmão Toni. Quantas saudades!
Fiquei muito feliz em ler sua reflexão, que te conhecendo como eu conheço posso dizer com convicção que ela é mais do que uma simples reflexão bíblica, é fruto de um coração sincero e comprometido com nosso Senhor.
Nestes dias em que estamos vivendo, em que o "outro Evangelho" se tornou a regra e não a excessão (aquele que Paulo nos avisou que se fosse pregado por ele ou mesmo por um anjo vindo do céu ou qualquer outra pessoa fosse maldito) tenho certeza e sei meu irmão que você também tem, que dias difíceis virão para aqueles que como você estão comprometidos com o amor e a verdade, característicos de todo verdadeiro cristão. O importante é que sabemos que nosso Senhor caminhará conosco seja qual for a situação e o caminho que ainda teremos que enfrentar para cumprir nossa missão.

Deus o continue abençoando e lhe dando discernimento. Espero em breve estar matando as saudades de você meu amado irmão.

De seus irmãos de sempre:

MARCELO/RENATA & MARCELINHO (por enquanto)

 
At 10:26 AM, Anonymous Anônimo said...

Toni, para mim foi impressionante essa reflexão.
Tenho um ano de convertida (graças a Deus) e ainda não tinha lido algo parecido.
Conclusão quero ser cristã também !

Daniela ( Vida Nova Salvador)

 
At 12:52 PM, Blogger Scandalosa Grazia said...

Queria te parabenizar...e ao mesmo tempo que a tristesa me invade em assistir o que estao fazendo em nome de um evangelho que nunca foi e jamais sera o Evangelho de Jesus, sei que muitos se levantarao nestes tempos de apostasia. Tenho um blog que è um grito de desespero.
Irmao Alexandre
www.alexandreguzzardi.blogspot.com

 
At 11:27 PM, Blogger Unknown said...

A Paz do Senhor Jesus Cristo, irmão!
Intrigante, desafiador, incômodo...
Bom, posso classificar seu texto nesse âmbito, muito embora precisamos também pensar que o verdadeiro cristão também irá tentar resgatar aquele que se havia perdido, nesse caso particularizado, os evangélicos, católicos, espíritas, enfim, os plaquissistas. Viver a maneira de Cristo é um desafio para este século de Palavra e louvores comercializados, banalização do amor, extinção do sal e expansão do açúcar na terra, virou moda ser evangélico, né!
Que possamos ser cristão e influenciar a outros a serem começando de nossas atitudes pessoais e instrinsecas.
Parabéns pelo texto, que Cristo continue sendo luz e caminho para seus pés.
Um abraço em Cristo,
Irmão André Silva - Carpina - PE
andresilva.30@hotmail.com

 
At 10:28 AM, Anonymous Anônimo said...

Perfeito. Uma verdadeira explosão de desafetos aos
preconceitos e, como disse muito bem, à tirania da fé.
De fato, chegou, ou já passou da hora de menos pensar em
culpa,medo e vergonha que assumem a perspectiva de vida de um
evangélico dualista. Dualidade não!
Quer saber, deixem os pobres mortais em paz com seus erros e acertos. Sem regras, interpretações metafóricas bíblicas, catecismos que
determinam regras de como se proceder diante de Deus, etc.
Parabéns meu caro.
Em atenção,
Fernando J. F. Rodrigues

 
At 8:41 PM, Anonymous Anônimo said...

Olá meus Irmãos que DEUS Abençoe a vida de vcs!

Obs:Siga a Deus e não as pessoas!
Deus nunca dará outra pessoa
A tarefa de governar a vida de vocês!
Faça vocês com a ajuda de DEUS!

AMÉM!

beijos e abraços !

 
At 12:44 AM, Blogger Emerson Bahia said...

Quero ser cristão e não manipulado! Toni, vou postar em meu blog seu texto, com os devidos créditos e o linkde seu blog, ok? Grande abraço! (http://emerson.bahia.zip.net)

 
At 12:28 AM, Blogger Emerson Bahia said...

Com uma certa demora...rs...Postei o texto em meu blog. Abraço!

http://emerson.bahia.zip.net

 
At 10:23 AM, Anonymous Anônimo said...

Irmão Toni, concordo com suas colocações. Cristão somos todos nós que amamos e seguimos a Cristo, que negamos a nossa carne e a nós mesmos.

Mas, Cristão também são todos aqueles que acreditam (ou dizem acreditar) em Deus, em Jesus e no Espírito Santo. Assim, os católicos são cristãos... Até os espíritas, sob a palavra de Alan Kardec são cristãos (ou espíritas-cristãos).

Então, amado irmão... suas palavras são belas, fortes e apelativas, mas coloca, todos nós numa vala comum.

Ser evangélico não é ser rotulado... não tem nada a ver com a religiosidade que mata a ação do Espírito. Você coloca todo mundo no mesmo saco, desde o mais simples e humilde irmão do interior do agreste nordestino até o mais famoso dos conferencistas nacionais, passando por mim, por você e por toda essa gente que escreveu aqui no seu blog.

Pena que o espaço aqui dos comentários não permitem escrever mais... Grande abraço e fique na Paz de Cristo.

 
At 10:32 AM, Anonymous Anônimo said...

Quantos irmãos EVANGÉLICOS e não menos por isso, CRISTÃOS estão por esse Brasil afora levando a Palavra, pregando a tempo e fora de tempo (2Tm 4:2), suportando as aflições, fazendo o trabalho de evangelista e cumprindo o seu ministério (2Tm 4:5), carregando as marcas de Cristo (Gl 6:17), combatendo o bom combate (2Tm 4?7) frente às dificuldades que a vida lhes impõe?

Será que todos nós, então, somos religiosos, ávidos por crescimento e poder, nos preocupando menos em ser do que em parecer ser? Espiritualidade estética e superficial? Trejeitos e estereótipos? Tiranos da fé e ávidos por uma falsa ortodoxia? Que não temos amor?

Sei que a sua intenção não foi essa... Mas, pense mais na hora de escrever o que pensa (?)...

 
At 10:33 AM, Anonymous Anônimo said...

Ser evangélico não é ser rotulado... é ser diferenciado. É ter a marca de Cristo estampada na face. O que nos diferencia dos demais cristãos católicos, cristãos ortodoxos, espíritas-cristãos? Talvez tenhamos a mesma fé (naquilo que cada um acredita, é claro)... Talvez tenhamos o mesmo amor (naquilo que cada um acredita, é claro).

Nós somos atacados diariamente, combatidos e um artigo como o seu, só faz reforçar esse sentimento que, mesmo dentro da Igreja de Cristo, mesmo dentro da comunidade evangélica, existe o preconceito. Justamente por isso que você ataca... uma minoria que denigre a imagem dessa grande comunidade, em busca de realizações próprias, sucesso e... infelizmente, dinheiro, riquezas e poder.

O que tenho visto são irmãos envergonhados em se apresentarem diante das pessoas e dizerem: Sou servo de Jesus Cristo, cristão evangélico, salvo e remido no seu precioso sangue. Quantos grupos de trabalho participei, com diversas pessoas de diversas denominações e credos... quando questionados sobre a religião de cada um, os católicos falaram de boca cheia: sou católico praticante... os espíritas esfuziantes dizerem: sou espírita... e os evangélicos... ah, os evangélicos dizerem apenas: sou cristão...

 
At 10:35 AM, Anonymous Anônimo said...

Voce fala em autenticidade... Só que um texto como deixa transparecer vegonha... Não devemos nos envergonhar do Evangelho de Deus... Não devemos nos envergonhar da posição de fé que tomamos... Muitos outros antes de nós morreram por causa de sua fé... E Jesus, morreu por mim, por você... para que nós tivéssemos vida...

Encerro este imenso post com as palavras de Paulo: “Pois sou devedor tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes; por isso, quanto está em mim, estou pronto a anunciar o evangelho também a vós outros, em Roma. Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé”.

Não quero ser comum... não quero ser mais um na multidão... não quero ser como os católicos ou como os espíritas... Tenho a marca de Cristo... e por isso, não me envergonho do que sou...

 
At 11:28 AM, Anonymous Letícia said...

Parabéns pela sua colocação. Entendo o quanto verdadeiramente você ama o EVANGELHO, o qual dá a sabedoria que leva à salvação por meio da fé em Cristo Jesus.

Por isso, deixo aqui registrado o que diz em II Timóteo 3:16,17

Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. E isso para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo tipo de boas ações.

Eu também só quero continuar sendo um cristão!

Abraço.

 

Postar um comentário

<< Home