Discipulado: Uma Questão de Tempo?
Quando penso em discipulado vêm em minha mente algumas imagens, como duas pessoas caminhando juntas por uma rua, conversando sobre suas vidas e sobre a influência de Jesus nelas. Ou penso numa amizade sólida e transparente, aonde se pode abrir o coração sem medo ou receio da reação que partirá da outra pessoa. Penso também em alguém que possui dons e talentos e decide caminhar e gastar tempo com quem ainda não descobriu ou está descobrindo os dons que tem. Penso num relacionamento de crescimento mútuo onde dá-se e é dado, onde cuida-se e é cuidado, onde cura-se e encontra cura também; onde se compartilha orações e sonhos, vendo a vida com Deus crescer diariamente.
Pensar em discipulado dessa maneira me faz acreditar e sonhar com ele. Me faz desejar ardentemente ser discipulado e também discipular. Me faz ter convicção de que esse é um autêntico projeto divino para nossas vidas e ministérios. No entanto, é quase impossível não achar que isso tudo é o “ideal” e que não costuma ser o “real” em nosso cotidiano tão atarefado e confuso; e como uma nuvenzinha de algodão que é perfurada, eu volto à indesejada realidade e pego a agenda para ver qual “meia hora” eu tenho disponível para crescer ou ajudar alguém a crescer. Me desculpe se te desanimei mas é bem por aí, não é? No entanto, quem disse que não vivemos pelo ideal? E quem disse que não é nossa missão transformar o “ideal” em “real” nas nossas vidas? Onde podemos encontrar o problema para nossa demasiada atenção ao “real” em detrimento do “ideal”?
Acredito que não temos tempo para o discipulado porque somos ensinados no mundo atual a valorizar o espaço e a matéria, enquanto o tempo é apenas literalmente usado para correr atrás delas. Abraham Joshua Heschel diz que “Ganhar o controle do mundo e do espaço é certamente uma de nossas tarefas. O perigo começa quando, para ganhar poder no reino do espaço, pagamos com a perda de todas as aspirações no reino do tempo. Há um reino do tempo em que a meta não é ter, mas ser; não possuir, mas dar, não controlar, mas partilhar, não submeter, mas estar de acordo”[1]. O uso do nosso tempo também revela os desejos do nosso coração e em quais reinos investimos durante o nosso cotidiano.
Estou cada dia mais convicto de que o discipulado, e praticamente tudo que fazemos no Reino de Deus, é uma questão de prioridade e não necessariamente de tempo, pois normalmente sempre o temos para aquilo que nos é importante. Precisamos saber se é necessário (no mais literal sentido) trabalhar tanto; se é realmente inegociável estudar tanto, se é tão importante ficar mais rico ou colecionar tantos títulos. Precisamos descobrir quais os verdadeiros motivos da nossa correria e repensá-la à luz das palavras do Senhor Jesus: Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas (Mt. 6. 33).
[1] HESCHEL, Abraham Joshua. O Schabat: Seu significado para o homem moderno. Pp 11-12.
15 Comments:
Oi Toninho!!!
Muito bom o seu texto. Talvez nem todo mundo tenha a oportunidade de vivenciar a experiência de ser discipulado ou de discipular, mas sem dúvida sente falta de algo assim, pois eu q sou discipulada (diga-se de passagem tem sido benção, né Danyzinha!!!), sei o qt isso tem feito diferença em minha vida. E como Deus é a nossa primícia, sem dúvida o discipulado tem q ter um importante espaço no nosso dia-a-dia!!
Q Deus continue te abençoando c textos q ministram...
Bjinhos
RUBI
Oi Toninho, claro que não vou perder a oportunidade de deixar meu recadinho né?!
A ideia é essa mesmo "é uma questão de prioridade" com certeza!
Ministrou legal! Jesus continui te abençoando amigão! Bjaum
...só naum entendi esses dois macaquinhos ai...nossa..pense !!!
huahuahua
Bom...
É importante ter com quem caminhar... Pq qnd um caí o outro ajuda a levantar...
A propria Biblia diz que não é bom que o homem esteja só...
E isso diz tanto respeito ao disciplulado como a vida a dois (marido e mulher)....
Comunhão e discipulado andam juntos e ter tempo para essas duas coisas traz cura pra alma!!!
Abraços a todos!
João Luiz!
oI tIo tOnI eU sOu o fElIpE e eNtReI aQuI pRa pEdIr qUe vOcÊ mE aJuDE a fAzEr uM bLoGgeR eU vÍ uM scRaP cOm eSse lIncKi nO oRkUt vOcÊ mE aJuDa tIo? eU lÍ sEu bLoGgEr tOdo mAs É mUitO diFìcIl eU aXo q vOcÊ qUeR qUe aS pEsSOaS fiQuEm dO lAdO dE dEuS nÉ? eU aTÉ gOstO dE dEuS dE tAntO mInHa mÃe fAlAr dElE eLa EnSiNa o eVaNgElHo dE kArDec mAs tEm dIa qUe eU tEnHo mEdo dElA pOiS oS nOsSoS pArEnTeS qUe jÁ mOrReRaM eLEs eNtRaM nA cAbEçA dA mInHa mÃe e fIcAm mE aSsUsTaNdo mAs eLa nÃO pOdE sAbEr qUe tE fAlEi iSso sEnÃo eLa pOdE fIcAr cHaTeAda nÉ tIo eU nÃo qUeRo mAgOÁ-lA o pApAi mE AbAnDoNoU qUaNdO eU tInHa 9 aNoS aGoRa tEnHo 13 uM mOnTe dE pEsSoAs eNtrAm nA cAbEçA dA mAMãE mEnOs o pApAi eU eSpErO pOr eLE tOdOs oS dIaS mEu aMiGo cHeGoU pRa gEnTe iR nO XopI dEpOiS eU vEnHu vEr sE vOcÊ vAi mE aJuDaR tChAu tIo XD)
Belíssimo texto Toni. Gostei muito das imagens que você utilizou para expressar o que o você pensa ser o discipulado, e, vendo-as, me veio a idéia de que muitos cristãos pensam estar discipulando quando estão ensinando doutrinas as pessoas.
E você expressou muito bem o que é discipular: perceber a vida com Deus crescer diariamente.
Abraços
Muito legal seu texto toninho...axo q o maior sentido do discipulado é o crescimento para ambos: discipulador e discipulando...acima de tudo tem q haver confiança e desafios...estes ultimos para que haja crescimento na vida Espiritual...
Abração,
João Marcos
Amado Toni,
é a sua opinião e de qualquer forma ela deve ser respeitada, seu pensamento é lógico previsível e real a quem já tem experiência com Deus.
O Povo de Deus necessita de caminhos mais simples, inclusive de pensamento, pois é na simplicidade que ele se encontra.
Parabéns!
ReiniMotta.
Toninho obrigada falou muito comigo em um momento em que realmente estava precisando. Veja bem, a nossa vida é feita de escolhas, se realmente nos preocupassemos com as coisas do reino, todas as outras coisas nos seriam acrescentadas não é verdade. Temos que pedir muita sabedoria ao Senhor para nos ajudar a administrar o nosso tempo, o discipulado é algo irremediavelmente importante e tem que ser feito com dedicaçao, peço ao Senhor pra me ajudar nisso. Valeu amigo. Deus te abençoe
Toni, primeiramente parabéns por manter um blog na net, por não temer a exposição de idéias e sentimentos e compartilhar isso com tantos. Parabéns pela consciência de que o compartilhar é transformador e os relacionamentos são a maior expressão do cristianismo autêntico.
Creio que nem preciso comentar o texto sobre discipulado...
Beijos e saudade, Pri.
xI nEm eCreVeU nAdA qUe vAi mE aJuDaR tIo dEsCuLpA iMcOmOdAr XD)
me manda um email felipe. tonisoueu@gmail.com
Oi Toni
Esse é mesmo o exemplo do nosso amado Jesus... Quando li, fiquei feliz, pois sei a necessidade de sermos discípulados e discípular também. Estava muito preocupada com o rumo que alguns discípulados tem tomado, querendo anular a decisão do outro, passando assim a dicidir e a viver pelo outro, quando o que Jesus ensinou foi caminhar junto ensinando a direção, mas nunca decidindo esse direção.
Que o Senhor gere no nosso meio esse verdadeiro discípulado onde somos cuidados e cuidamos também, sem anular nem viver pelo outro, mas por o outro.
Betânia Maia
Homem de Deus, tenho acompanhado seus comentários. É ótimo ler pensamentos de uma mente que se aperfeiçoa a cada dia na Pessoa do Espírito Santo.
Um grande Abraço. Tenho vc no meu msn...
Amado muito bom texto...
JESUS continute te abençoe mais e mais!
Grande abraço
Graça e Paz!
Seu texto é muito bom, muito bem pensado e muito bem escrito. Suas palavras cairam como uma benção no meu dia, pois tenho que fazer a edificação na minha célua e fala exatamente sobre discipular, além de ter tocado fundo meu coração. Estou chegando agora nessa caminhada cristã, mas como o Senhor é um Deus fiél e tem promessa na vida de cada homem, tem abençoado a minha de uma forma sobrenatural. Que esse Deus maravilhoso continue te abençoando e que você possa não só ser discipulado, mas discipular com sabedoria como penso que tem feito. Deus abençoe!!!
Postar um comentário
<< Home