quarta-feira, julho 12, 2006

Discipulado: Uma Questão de Tempo?

Quando penso em discipulado vêm em minha mente algumas imagens, como duas pessoas caminhando juntas por uma rua, conversando sobre suas vidas e sobre a influência de Jesus nelas. Ou penso numa amizade sólida e transparente, aonde se pode abrir o coração sem medo ou receio da reação que partirá da outra pessoa. Penso também em alguém que possui dons e talentos e decide caminhar e gastar tempo com quem ainda não descobriu ou está descobrindo os dons que tem. Penso num relacionamento de crescimento mútuo onde dá-se e é dado, onde cuida-se e é cuidado, onde cura-se e encontra cura também; onde se compartilha orações e sonhos, vendo a vida com Deus crescer diariamente.

Pensar em discipulado dessa maneira me faz acreditar e sonhar com ele. Me faz desejar ardentemente ser discipulado e também discipular. Me faz ter convicção de que esse é um autêntico projeto divino para nossas vidas e ministérios. No entanto, é quase impossível não achar que isso tudo é o “ideal” e que não costuma ser o “real” em nosso cotidiano tão atarefado e confuso; e como uma nuvenzinha de algodão que é perfurada, eu volto à indesejada realidade e pego a agenda para ver qual “meia hora” eu tenho disponível para crescer ou ajudar alguém a crescer. Me desculpe se te desanimei mas é bem por aí, não é? No entanto, quem disse que não vivemos pelo ideal? E quem disse que não é nossa missão transformar o “ideal” em “real” nas nossas vidas? Onde podemos encontrar o problema para nossa demasiada atenção ao “real” em detrimento do “ideal”?

Acredito que não temos tempo para o discipulado porque somos ensinados no mundo atual a valorizar o espaço e a matéria, enquanto o tempo é apenas literalmente usado para correr atrás delas. Abraham Joshua Heschel diz que “Ganhar o controle do mundo e do espaço é certamente uma de nossas tarefas. O perigo começa quando, para ganhar poder no reino do espaço, pagamos com a perda de todas as aspirações no reino do tempo. Há um reino do tempo em que a meta não é ter, mas ser; não possuir, mas dar, não controlar, mas partilhar, não submeter, mas estar de acordo”[1]. O uso do nosso tempo também revela os desejos do nosso coração e em quais reinos investimos durante o nosso cotidiano.

Estou cada dia mais convicto de que o discipulado, e praticamente tudo que fazemos no Reino de Deus, é uma questão de prioridade e não necessariamente de tempo, pois normalmente sempre o temos para aquilo que nos é importante. Precisamos saber se é necessário (no mais literal sentido) trabalhar tanto; se é realmente inegociável estudar tanto, se é tão importante ficar mais rico ou colecionar tantos títulos. Precisamos descobrir quais os verdadeiros motivos da nossa correria e repensá-la à luz das palavras do Senhor Jesus: Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas (Mt. 6. 33).


[1] HESCHEL, Abraham Joshua. O Schabat: Seu significado para o homem moderno. Pp 11-12.

15 Comments:

At 12:20 PM, Anonymous Anônimo said...

Oi Toninho!!!
Muito bom o seu texto. Talvez nem todo mundo tenha a oportunidade de vivenciar a experiência de ser discipulado ou de discipular, mas sem dúvida sente falta de algo assim, pois eu q sou discipulada (diga-se de passagem tem sido benção, né Danyzinha!!!), sei o qt isso tem feito diferença em minha vida. E como Deus é a nossa primícia, sem dúvida o discipulado tem q ter um importante espaço no nosso dia-a-dia!!
Q Deus continue te abençoando c textos q ministram...

Bjinhos

RUBI

 
At 1:58 PM, Blogger Dany Vida Nova said...

Oi Toninho, claro que não vou perder a oportunidade de deixar meu recadinho né?!
A ideia é essa mesmo "é uma questão de prioridade" com certeza!
Ministrou legal! Jesus continui te abençoando amigão! Bjaum
...só naum entendi esses dois macaquinhos ai...nossa..pense !!!
huahuahua

 
At 11:07 AM, Anonymous Anônimo said...

Bom...

É importante ter com quem caminhar... Pq qnd um caí o outro ajuda a levantar...

A propria Biblia diz que não é bom que o homem esteja só...

E isso diz tanto respeito ao disciplulado como a vida a dois (marido e mulher)....

Comunhão e discipulado andam juntos e ter tempo para essas duas coisas traz cura pra alma!!!

Abraços a todos!

João Luiz!

 
At 11:49 AM, Anonymous Anônimo said...

oI tIo tOnI eU sOu o fElIpE e eNtReI aQuI pRa pEdIr qUe vOcÊ mE aJuDE a fAzEr uM bLoGgeR eU vÍ uM scRaP cOm eSse lIncKi nO oRkUt vOcÊ mE aJuDa tIo? eU lÍ sEu bLoGgEr tOdo mAs É mUitO diFìcIl eU aXo q vOcÊ qUeR qUe aS pEsSOaS fiQuEm dO lAdO dE dEuS nÉ? eU aTÉ gOstO dE dEuS dE tAntO mInHa mÃe fAlAr dElE eLa EnSiNa o eVaNgElHo dE kArDec mAs tEm dIa qUe eU tEnHo mEdo dElA pOiS oS nOsSoS pArEnTeS qUe jÁ mOrReRaM eLEs eNtRaM nA cAbEçA dA mInHa mÃe e fIcAm mE aSsUsTaNdo mAs eLa nÃO pOdE sAbEr qUe tE fAlEi iSso sEnÃo eLa pOdE fIcAr cHaTeAda nÉ tIo eU nÃo qUeRo mAgOÁ-lA o pApAi mE AbAnDoNoU qUaNdO eU tInHa 9 aNoS aGoRa tEnHo 13 uM mOnTe dE pEsSoAs eNtrAm nA cAbEçA dA mAMãE mEnOs o pApAi eU eSpErO pOr eLE tOdOs oS dIaS mEu aMiGo cHeGoU pRa gEnTe iR nO XopI dEpOiS eU vEnHu vEr sE vOcÊ vAi mE aJuDaR tChAu tIo XD)

 
At 12:02 PM, Blogger rafael said...

Belíssimo texto Toni. Gostei muito das imagens que você utilizou para expressar o que o você pensa ser o discipulado, e, vendo-as, me veio a idéia de que muitos cristãos pensam estar discipulando quando estão ensinando doutrinas as pessoas.
E você expressou muito bem o que é discipular: perceber a vida com Deus crescer diariamente.
Abraços

 
At 12:26 PM, Anonymous Anônimo said...

Muito legal seu texto toninho...axo q o maior sentido do discipulado é o crescimento para ambos: discipulador e discipulando...acima de tudo tem q haver confiança e desafios...estes ultimos para que haja crescimento na vida Espiritual...
Abração,

João Marcos

 
At 11:25 AM, Anonymous Anônimo said...

Amado Toni,

é a sua opinião e de qualquer forma ela deve ser respeitada, seu pensamento é lógico previsível e real a quem já tem experiência com Deus.

O Povo de Deus necessita de caminhos mais simples, inclusive de pensamento, pois é na simplicidade que ele se encontra.

Parabéns!

ReiniMotta.

 
At 3:33 PM, Anonymous Anônimo said...

Toninho obrigada falou muito comigo em um momento em que realmente estava precisando. Veja bem, a nossa vida é feita de escolhas, se realmente nos preocupassemos com as coisas do reino, todas as outras coisas nos seriam acrescentadas não é verdade. Temos que pedir muita sabedoria ao Senhor para nos ajudar a administrar o nosso tempo, o discipulado é algo irremediavelmente importante e tem que ser feito com dedicaçao, peço ao Senhor pra me ajudar nisso. Valeu amigo. Deus te abençoe

 
At 12:03 PM, Anonymous Anônimo said...

Toni, primeiramente parabéns por manter um blog na net, por não temer a exposição de idéias e sentimentos e compartilhar isso com tantos. Parabéns pela consciência de que o compartilhar é transformador e os relacionamentos são a maior expressão do cristianismo autêntico.
Creio que nem preciso comentar o texto sobre discipulado...
Beijos e saudade, Pri.

 
At 6:47 PM, Anonymous Anônimo said...

xI nEm eCreVeU nAdA qUe vAi mE aJuDaR tIo dEsCuLpA iMcOmOdAr XD)

 
At 7:49 PM, Blogger Toni Melo said...

me manda um email felipe. tonisoueu@gmail.com

 
At 2:09 PM, Anonymous Anônimo said...

Oi Toni
Esse é mesmo o exemplo do nosso amado Jesus... Quando li, fiquei feliz, pois sei a necessidade de sermos discípulados e discípular também. Estava muito preocupada com o rumo que alguns discípulados tem tomado, querendo anular a decisão do outro, passando assim a dicidir e a viver pelo outro, quando o que Jesus ensinou foi caminhar junto ensinando a direção, mas nunca decidindo esse direção.
Que o Senhor gere no nosso meio esse verdadeiro discípulado onde somos cuidados e cuidamos também, sem anular nem viver pelo outro, mas por o outro.

Betânia Maia

 
At 4:42 PM, Anonymous Anônimo said...

Homem de Deus, tenho acompanhado seus comentários. É ótimo ler pensamentos de uma mente que se aperfeiçoa a cada dia na Pessoa do Espírito Santo.
Um grande Abraço. Tenho vc no meu msn...

 
At 4:37 PM, Blogger Paulinho said...

Amado muito bom texto...

JESUS continute te abençoe mais e mais!

Grande abraço

 
At 12:07 PM, Blogger Unknown said...

Graça e Paz!

Seu texto é muito bom, muito bem pensado e muito bem escrito. Suas palavras cairam como uma benção no meu dia, pois tenho que fazer a edificação na minha célua e fala exatamente sobre discipular, além de ter tocado fundo meu coração. Estou chegando agora nessa caminhada cristã, mas como o Senhor é um Deus fiél e tem promessa na vida de cada homem, tem abençoado a minha de uma forma sobrenatural. Que esse Deus maravilhoso continue te abençoando e que você possa não só ser discipulado, mas discipular com sabedoria como penso que tem feito. Deus abençoe!!!

 

Postar um comentário

<< Home